O Fórum de Estudos foi criado no ano de 1999, com a intenção de buscar articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Além de trabalhar com as instituições universitárias, o Fórum se articula com as escolas, secretárias municipais de Educação da região, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações populares e entidades que comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.

A Universidade Federal do Rio Grande sediará a 19º edição do evento, que tem como temática ‘Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. O evento ocorrerá de 1ª a 3 de junho, no Cidec-Sul do campus Carreiros. Inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site  http://xixforumpaulofreire.wixsite.com/forum2017.

O evento é composto por representantes das seguintes instituições Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e FURG, que realiza a organização local do evento através do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) e demais apoiadores.

Mais informações podem ser obtidas pelo email forumpaulofreire2017@gmail.com ou pelo telefone (53)3293-5219

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=29209

 

Autor de livros como “Cidade do Rio Grande – do Big Bang a 2015” e “SC São Paulo - Um Século de Futebol Popular”, o jornalista Willy César é o patrono da 44ª Feira do Livro, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 26 de janeiro a 5 de fevereiro, na Praça Dídio Duhá, balneário Cassino. O convite foi oficializado pela reitora Cleuza Dias na manhã desta terça-feira (3).

Juntamente com o Vice-Reitor Danilo Giroldo e a Pró-reitora de Extensão e Cultura Lúcia Anello, a professora Cleuza demonstrou o reconhecimento da equipe organizadora da Feira pelo escritor rio-grandino, que disse estar honrado e surpreso com o convite: “eu realmente não esperava”. Willy disse que é uma honra seguir o caminho de Oscar Brisolara, patrono da 43ª Feira do Livro da FURG. A pró-reitora de Graduação Denise Martinez, também participou da oficialização do convite.

O encontro foi marcado pela emoção do jornalista. A professora Lúcia e o escritor comentaram sobre a grande aprovação da tradicional Rua das Crianças, que abrange grande parte das produções locais, sobre a educação pública e o sentimento de pertencimento da comunidade, reforçado pelos livros do escritor.

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=29040;

http://www.feiradolivro.furg.br/index.php/324-willy-c%C3%A9sar-%C3%A9-escolhido-patrono-da-44%C2%AA-feira-do-livro-da-furg.html

 

A Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e a Incubadora Cultura Viva, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), divulgam editais para Projetos de Incubação Cultural, Premiações e Agente Cultura Viva - FURG.  As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro, na DAC, localizada no campus Carreiros, em horário de expediente.

Os interessados em participar do processo seletivo da ação Agente Cultura Viva devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da FURG. As dez bolsas disponibilizadas visam ao fomento à realização de ações culturais executadas de acordo com os princípios da Política Nacional Cultura Viva (PNCV).

O edital para seleção de Projetos para Incubação Cultural prevê seis vagas para Iniciativas Culturais que desejem participar do processo de incubação, tornando-se beneficiárias das ações específicas a serem desenvolvidas pela Incubadora Cultura Viva. Poderão participar entidades da sociedade civil, reconhecidas juridicamente ou não, das cidades de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Tavares.

As premiações serão destinadas a coletivos e entidades culturais nas categorias A, B e C, que correspondem a Residência Artística, Mestras e Mestres de Tradição e Produção Audiovisual, respectivamente. Na categoria A, será disponibilizado um prêmio para iniciativas que prevejam a ocupação de um espaço público ou privado. Na categoria B, um prêmio para iniciativas que prevejam a valorização e o reconhecimento cultural, social, político e econômico de Mestras e Mestres de tradição em relação com suas comunidades e com o intuito de preservar e difundir a cultura de tradição oral local. Na categoria C, será destinado um prêmio iniciativas que prevejam a produção, formação e circulação de produtos audiovisuais.

As documentações necessárias e demais normas estabelecidas podem ser consultadas nos editais de cada seleção. Mais informações podem ser obtidas com a Incubadora Cultura Viva, por meio do site http://www.incubadoraculturaviva.furg.br , e-mail incubadoraculturaviva@furg.br ou telefones (53) 3233-6831 / 3293-5222.

Prorrogao incubadora

 

Nesta quarta-feira dia 17/08, a partir das 10hs, estará acontecendo na FURG Campus Carreiros a III Trilha Multicultural e às 12hs apresentação musical do grupo Goiaba de Casa no Núcleo de Extensão em Música. Venham conferir nossas atrações e atividades!